sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Border Collie

Considerada a raça mais inteligente do mundo, o Border Collie é o cão de pastor mais popular na Grã-Bretanha e Irlanda. 
Aquilo que se sabe do Border Collie está resumido no nome da raça. Acredita-se que a raça exista desde o século XVIII, devido a referências feitas em livro a cães semelhantes ao actual Border Collie. Registos a cães tipo collie ou colley são mais tardios e datam do início do século XIX. “Border” significa “fronteira” e era efectivamente na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia que estes cães podiam ser encontrados. O nome Border Collie surge apenas em 1915 quando existe a necessidade de distinguir os vários tipos de Collies existentes no Reino Unido. 
Os antepassados do Border Collie não são claros. Há quem defenda que esta raça descende de cães britânicos condutores de gado cruzados com spaniels. Outras teorias vão mais longe e afirmam que a raiz do Border Collie é persa e que descende dos cães de pastor dessa região.
Mais divulgada é a teoria de que o pai da raça é Old Hemp, um cão que viveu no final do século XIX, que tinha uma forma particular de pastoreio, usando apenas o olhar para guiar as ovelhas. Aquele que veio a ser o estilo do Border Collie, é conhecido como olhar hipnotizador da raça. Enquanto outros cães de pastor ladram ou mordiscam as patas dos animais do rebanho para juntar os animais, o Border Collie apenas olha para os animais, de forma intensa e determinada e os animais voltam para junto da formação.
O primeiro estalão da raça foi redigido em 1907, no qual apenas era referido as capacidades de trabalho, deixando de fora o aspecto físico do cão. Curiosamente, nesta altura a raça ainda não tinha nome próprio e ficou apenas conhecida como cão de pastor, o nome que se dá a todas as raças criadas para o pastoreio.
Se numa primeira fase, o Border Collie encantou como cão de pastor, com o aparecimento das competições de Agiity, percuso de obstáculos para cães, a popularidade do Border Collie estabeleceu-se de vez. O Border Collie é um dos cães mais fáceis de treinar, devido à sua poderosa memória e voluntariedade.



Dados

Família: pecuária, cão pastor
País de origem: Grã-Bretanha
Data de origem: séc. XIX
Função: pastoreio e obdiência
Nível de energia: alto
Facilidade de treino: difícil de treinar
Média de vida: 10 a 14 anos


Sem comentários:

Enviar um comentário